uol afiliados

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Loja Colaborativa 2.0





No blog Primando encontrei um post bem interessante.
Ele fala sobre a Endossa uma loja física que adotou alguns dos príncipios da Web 2.0.
Trata-se de uma loja colaborativa composta por diversos "vendedores". É um espaço onde qualquer pessoa pode criar uma marca e vender seus produtos.

Na prática ela aluga um "box" para seus membros que podem anunciar e expor seus produtos. Toda a venda é feita pela Endossa que não cobra comissão sobre o processo.





“A Endossa opera em um sistema de consignação, mas não de forma tradicional. Não cobramos comissões, alugamos espaços e oferecemos serviços. Isso nos desobriga da tarefa de selecionar os produtos que julgamos mais vendáveis. Assim, essa tarefa pode ser crowdsourced para a comunidade (…) As compras da comunidade modificam o mix de produtos ofertados na loja. O filtro dos produtos é colaborativo, não proprietário. Emergente e não autoritário.”




Construída por quem vende e por quem compra. Cada compra é um endosso e os consumidores decidem quais marcas permanecem na loja.
Ou seja, todo o conteúdo da loja é decidido - indiretamente - pelo próprio consumidor. O que vende bem, continua nas prateleiras; o que não vende, cai fora temporariamente.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário