uol afiliados

sábado, 3 de setembro de 2011

Os caras-pintadas de Teresina

Mais ou menos em 1992, milhares de estudantes em todo Brasil organizaram um movimento contra a corrupção e exigiram o impeachment do então presidente devido a várias denúncias de corrupção. Esse movimento estudantil ficou conhecido como os caras-pintadas devido ao fato de pintarem o rosto para demonstrar a insatisfação com a situação política da época.


Não tenho os números, mas lembro que foi comparado ao histórico movimento estudantil de 1968. Apesar de objetivos diferentes, ambos contaram com a participação popular e, principalmente, de jovens estudantes que se engajaram em um objetivo e lutaram por ele.

Na época tinha 11 anos mas me lembro muito bem de Cid Moreira no Jornal Nacional anunciando que vários jovens foram ruas protestar contra o presidente (veja o video abaixo)



Nunca mais vi algo parecido. Porém nessa semana, em protesto contra um decreto do prefeito de Teresina que aumentava as passagens de ônibus em um percentual acima da inflação, cerca de 3 mil de estudantes fecharam algumas ruas da capital piauiense e fizeram passeatas durante cerca de 5 dias. Vejam as as fotos abaixo:

fonte: www.portalodia.com
fonte: www.portalodia.com
fonte: www.portalodia.com

#vitoriadopovothe
imagens: Andre Lira

#vitoriadopovothe
imagens: Andre Lira
#vitoriadopovothe
imagens: Andre Lira
#contraoaumento
imagens: Andre Lira
#contraoaumento
imagens: Andre Lira

Não vou entrar no mérito dos exageros pois realmente houveram. Alguns ônibus foram depredados e queimados, o que levou as empresas a retirar de circulação toda a frota da cidade. Mas vou enaltecer o resultado:

Após 5 dias de protesto, o prefeito de Teresina - Pi assinou um decreto determinando a suspensão do aumento e uma auditoria para calcular o valor justo da passagem.



Hoje, quase 20 anos depois dos caras-pintadas, estamos acostumados a assistir estáticos Jaqueline Roriz escapar de uma cassação através de uma votação sigilosa e secreta mesmo com videos dela recebendo propina. E o máximo que vejo é um "protesto" com hashtags em twitter e redes sociais.

Achei que as novas gerações seriam acomodadas às "facilidades" do mundo virtual. Entretanto os caras-pintadas de Teresina me mostraram que ainda há uma esperança.

Finalizo com essa bela foto do fotógrafo André Lira que contradiz com a imagem de vândalos que alguns meios de comunicação quiseram atribuir aos estudantes. PARABENS CARAS-PINTADAS DE TERESINA!

Policia...

6 comentários:

  1. Show! Eu estava comentando sobre isso essa semana, 'demonstração da vontade do povo é pela rua e não pela midia'.

    ResponderExcluir
  2. =D É isso aê! O povo muitas vezes não sabe a força que tem unido, mas desconfia ^^

    ResponderExcluir
  3. Maior verdade!!Só assim p/ os políticos ouvirem! Deveria ser feito igual em Fortaleza contra essa prefeita que esta acabando com nossa cidade!! Vlw Leo!

    ResponderExcluir
  4. Certíssimo. Não aguento o povo criando pseudo-eventos no Facebook para protestar. Protesto virtual? Não existe protesto sem sair da cadeira.

    ResponderExcluir