uol afiliados

sexta-feira, 30 de março de 2012

Eles estão chegando...


Estão vendo os dois japoneses acima? São parecidos? Talvez sejam parentes, ou até irmãos... O que acham?


Na verdade, trata-se de Hiroshi Ishiguro, um professor da universidade de Osaka do Japão, que ficou famoso por criar uma réplica robô/androide de si mesmo. Batizado de Geminoid HI-1,  esse androide além da perfeição estética pode ser controlado remotamente. Ele consegue esboçar expressões faciais como sorrisos, franzir testa, movimentar cabeça e outros pequenos movimentos comandados por um operador em um terminal que pode está a quilometros de distancia.

A reportagem completa sobre a cópia de si mesmo de Ishiguro pode ser encontrada nesse link: http://spectrum.ieee.org/robotics/humanoids/hiroshi-ishiguro-the-man-who-made-a-copy-of-himself/



Apesar do incrível realismo de sua criação (o verdadeiro Ishiguro é o da esquerda), Ishiguro também criou uma versão feminina inspirada em uma jovem de 20 anos no qual consegue "imitar" expressões faciais dos humanos. Ela foi batizada de Geminoid F.


Em uma conferência em Osaka, Ishiguro realizou uma demonstração no qual a versão feminina do androide reproduzia as expressões faciais de uma mulher que estava sentanda em frente a um  computador com câmeras e um software de face-tracking (reconhecimento facial).


No vídeo abaixo você pode conferir a versão feminina do androide "funcionando":





Segue mais fotos do incrível trabalho de Ishiguro:







                                               Geminoid F meeting Geminoid HI-1.
           Fonte: http://spectrum.ieee.org/automaton/robotics/humanoids/040310-geminoid-f-hiroshi-ishiguro-unveils-new-smiling-female-android


Pelo visto, os filmes de ficção científica que assistimos a alguns anos atrás como Exterminador do Futuro e Blade Runner daqui a pouco deverão deixar de ser categorizados como ficção para serem enquadrados como filmes baseados em fatos reais :)


The Skynet is coming...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário